Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

01/07/2021


Projeto Roda de Leitura faz girar a paixão pelos livros


Em junho, o projeto Roda de Leitura CES completou o primeiro ano de atividades on-line para despertar a paixão pelos livros. Tudo começou em 2020, quando as professoras de língua portuguesa, literatura e produção textual Silvia Fontoura e Mariana Dias pensavam novas formas de envolver os alunos com suas disciplinas no Colégio Espírito Santo.

Inicialmente, a comunidade escolar foi convidada a gravar vídeos sobre seus livros preferidos. Depois de publicar estas dicas no Instagram do Roda de Leitura CES, as professoras ampliavam o conteúdo, relacionando outros aspectos. "Além de apresentar a obra em si, o autor e as suas características, também falamos sobre as diversas linguagens em que ela pode ter sido usada e incentivamos os alunos a trabalhar as múltiplas habilidades para interpretação e expressão", explica Silvia.

Confira o conteúdo do projeto Roda de Leitura nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/rodadeleituraces/
YouTube: https://www.youtube.com/rodadeleituraces



Lives conectam autores e jovens leitores

Em função do período de ensino remoto em 2020, uma alternativa para aproximar as pessoas ao projeto foi realizar lives no YouTube, abordando assuntos literários com outros professores, estudantes, escritores e influenciadores digitais.

Aproveitando esta interação, o projeto abriu oportunidade para que autores independentes apresentassem suas obras e para que os alunos do CES escolhessem dois destes livros para integrar a lista das leituras obrigatórias do Ensino Médio em 2021.

Um dos livros selecionados pelos estudantes foi Saga Krystallo, escrito pelo advogado e professor universitário recifense Raphael Fraemam, 28 anos (foto). Ele conta que ficou surpreso com a receptividade dos alunos do CES e com o resultado desta conexão literária proporcionada pelo projeto Roda de Leitura: “É a realização de um sonho. Não esperava que isso fosse acontecer tão cedo assim. Um dos meus maiores interesses no mundo da escrita é contribuir um pouquinho para a valorização da nossa literatura, principalmente no ambiente escolar. Participar desta live foi um grande passo nesse sentido”.

O autor ainda destaca o sentido que a literatura tem em sua vida, fazendo girar a roda de leitura com mais gente: “Acredito que as palavras possuem o poder de mudar a vida das pessoas e, consequentemente, mudar o mundo em que vivemos. Para mim, a melhor maneira de passarmos mensagens importantes e encontrarmos um pouco mais de conforto nessa vida tão agitada é por meio de histórias. Elas têm essa capacidade de, ao mesmo tempo, permitir essa fuga para um local novo e desconhecido, mas que, de alguma forma, encontramos semelhança com a realidade”.




ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS