Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

08/04/2022


CES amplia participação na fase 2A da OBB


Para dez alunos do Colégio Espírito Santo, 8 de abril é dia de buscar a classificação na fase 2A da XVIII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Eles já fazem parte do seleto grupo de 128 gaúchos aprovados na primeira etapa, que contou com a participação de 99.154 alunos de todo o país.

O resultado deles amplia a representação da escola neste segundo estágio da olimpíada, em comparação às últimas edições. “A ideia de participar na OBB surgiu em 2018, por sugestão da aluna Eduarda da Silva Morais. Em 2019, ela foi a nossa primeira estudante e a única de Canoas a chegar na segunda fase daquele ano”, relembra a professora de biologia do CES, Aline Beatrici.

Devido à pandemia Covid-19, a OBB não foi realizada em 2020 e, no ano passado, foi a vez de cinco alunos do CES garantirem presença na segunda etapa da competição nacional. “Destes cinco, o estudante Henrique Kapp ainda avançou para a fase 2B, recebendo certificado de menção honrosa”, destaca a professora do CES.


Da escola para a universidade

Para a ex-aluna do CES Eduarda da Silva Morais, a classificação na OBB em 2019 e o interesse por biologia desde o Ensino Fundamental foram estímulos para a aprovação, em 2021, no curso de graduação em Ciências Biológicas na UFRGS. “Foi um momento muito legal, no meu Ensino Médio, poder me dedicar à olimpíada. Lembro que a primeira prova foi num sábado e que muitos colegas participaram. A segunda fase foi no Colégio Militar, em Porto Alegre, e a professora Aline fez questão de me levar até lá para fazer a prova”, recorda a acadêmica, que atualmente é estagiária voluntária no laboratório de biologia e botânica da universidade.


Foco olímpico

Além da OBB, os estudantes do CES também vêm construindo a tradição de participar nas olimpíadas de História, Química, Matemática e de Astronomia e Astronáutica. A cada edição aumenta o número de inscritos e de classificados nas etapas seletivas destas competições.

Somado a este interesse olímpico dos alunos, o Colégio Espírito Santo oferece dois itinerários formativos a partir da 1ª série do Novo Ensino Médio, com práticas e projetos específicos nas áreas de conhecimento. No itinerário de Matemática e Ciências da Natureza estão matriculados 74 estudantes. E no itinerário de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 28 alunos.


Estudantes classificados OBB 2022

Diely de Assis Fernandes
Elena Nunes Oliveira
Julia Andreazza Muller
Kelvin Tonatto Giordani
Manuella Reginatto Daunis
Maria Eduarda Machado Nascimento
Mel Eduarda Romeu Alves
Melissa Saffier Vieira
Nicole Canesso Rabaiolli
Stella Marin




ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS