Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

04/05/2022 - Atualizada em 06/05/2022


Prefeitura de Canoas desobriga o uso de máscaras


Em decreto publicado na tarde de 3 de maio, a Prefeitura de Canoas tornou facultativo o uso de máscaras de proteção individual cobrindo nariz e boca para circulação ou permanência em vias públicas e em espaços fechados na cidade, quer sejam eles públicos, ou privados.

Porém, o parágrafo primeiro do decreto Nº 137 mantém a recomendação do uso de máscara nestas mesmas situações.

Leia o decreto na íntegra




Uso facultativo no CES

Diante desta nova orientação municipal, o Colégio Espírito Santo comunica que o uso de máscaras passa a ser facultativo nas dependências da escola, conforme decisão de cada família.

No entanto, o uso da máscara segue sendo uma medida de prevenção, uma vez que, recentemente, o CES foi informado a respeito de casos positivos de COVID-19 em alunos e seus familiares.

Contamos com a colaboração das famílias no que se refere aos protocolos de prevenção; ao afastamento e comunicação à escola; e às condutas de isolamento e monitoramento.



PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO


Caso Suspeito de COVID-19: todo o indivíduo com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, diarreia. Na suspeita de COVID-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes. Em crianças, além dos sintomas anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Caso confirmado de COVID-19: caso de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, confirmado por critério laboratorial, clínico, clínico-epidemiológico ou clínico-imagem.

Contato próximo: contato próximo e continuado com um caso confirmado por RT-PCR, RT-LAMP ou Teste de Antígeno, considerando o período correspondente a partir de dois dias antes do início dos sintomas do caso confirmado:

   E no mesmo ambiente fechado (sala, dormitório, veículo de trabalho, entre outros);

   E em período superior a 15 minutos;

   E sem o distanciamento interpessoal de no mínimo 1,5 metro;

   E sem o uso de máscara ou uso incorreto.



AFASTAMENTO E COMUNICAÇÃO À ESCOLA


Ficam mantidas as orientações de prevenção adotadas pelo CES:

   NÃO levar crianças doentes para escola;

   NÃO levar a criança para a escola se um morador da casa estiver com sintomas respiratórios;

   Comunicar à escola o afastamento da criança devido à ocorrência, no domicílio, de caso positivo da COVID-19 por RT-PCR, RT-LAMP ou teste de antígeno.

Utilize o e-mail ces.responde@ces.g12.br para informar a escola caso o aluno apresente suspeita, confirmação ou contato direto com pessoa com sintomas de síndrome gripal ou Covid-19. Desta maneira, poderemos encaminhar sua mensagem à responsável de saúde do COE-E Local CES e coordenação pedagógica, permitindo o registro da ocorrência, notificação à turma específica e demais providências.

Em caso de afastamento, as atividades serão disponibilizadas por meio de plataforma digital durante o período de isolamento indicado.



CONDUTAS DE ISOLAMENTO E MONITORAMENTO


Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio: considera as seguintes situações:

   A partir de um caso suspeito de COVID-19 no ambiente escolar, deve-se isolar o aluno dos demais.

   Os casos confirmados por RT-PCR, RT-LAMP ou Teste de Antígeno, deverão ficar afastados pelo período de 7 dias (status vacinal atualizado) a 10 dias (status vacinal incompleto ou em atraso ou não vacinado) a contar da coleta do exame ou do início dos sintomas. Como medida adicional, intensificar o monitoramento da ocorrência de sintomas nos demais alunos da turma por 14 dias.

   Em caso de aluno assintomático E contato próximo domiciliar de caso confirmado por RT- PCR, RT-LAMP ou teste de antígeno, este deverá permanecer em isolamento domiciliar por 7 dias, a contar da data de início dos sintomas do contato com o caso índice, com retorno sem sintomas, enquanto a turma permanece em atividade presencial.



Imagem criada por: pikisuperstar - br.freepik.com




ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS