Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

PROJETOS



PRAZER EM LER

A leitura e a escrita são vistas como um processo de aperfeiçoamento do homem, um enriquecimento pessoal e um desenvolvimento intelectual e cultural do ser humano. O domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio destas maneiras que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimentos. Pensando nisto, o Colégio Espírito Santo contempla em suas atividades pedagógicas o projeto Prazer em Ler.

Iniciado em 2008, o projeto busca despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental I (crianças de 6 a 10 anos) pela leitura e fortalecer a formação do hábito da leitura e da escrita nas diversas áreas do conhecimento. Alguns dos resultados percebidos são: aumento da retirada de livros na biblioteca; maior interesse e prazer pela leitura; aumento e a melhora do vocabulário e da fala. Durante o ano letivo, com o intuito de formar bons leitores, são adotadas diversas estratégias:


SACOLINHA DAS LETRAS

No início do ano letivo, cada turma do 1º ano recebe uma sacolinha contendo vários alfabetos móveis e um diário. Por sorteio, uma criança é escolhida para levar o material para casa, com o objetivo de montar sílabas, palavras e frases, com apoio de sua família. A brincadeira com as letras é registrada pelos pais no diário, que podem incluir fotos das situações vivenciadas.

MASCOTE

No mês de março, os alunos do 2º ano recebem um novo coleguinha na classe. Com a chegada do boneco é necessário escolher o sexo do mascote, bem como batizá-lo com um nome e definir uma idade. Assim, construímos a sua certidão de nascimento. A partir de então as mascotes são sorteadas e passam alguns dias com os alunos em suas casas, participando da vida das famílias. Juntamente com a mascote enviamos um diário, no qual a própria criança registra as atividades realizadas com a mascote na sua casa, em passeios e viagens. No retorno do boneco à turma, cada criança faz o relato do que escreveu e de tudo o que realizou com a mascote. Contar aos colegas as aventuras vivenciadas com a mascote é um momento de muita alegria e prazer.

MALETA ITINERANTE

Os alunos do 3º ano levam para casa uma mochila recheada de livros da autora estudada Ruth Rocha. Com a família, escolhem um livro para ler e apresentar para os colegas da escola em dia marcado. Neste dia a família participa da apresentação, ajudando nas explicações e nas diferentes e criativas formas de apresentação.

RODA DE LEITURA

Os alunos do 4º ano fazem uma Roda de Leitura em sala de aula. Os livros específicos do escritor indicado são lidos por diferentes grupos. Cada grupo organiza como apresentar aos colegas o livro lido. Em dia estabelecido ocorrem as apresentações.

SAÍDA DE CAMPO

As turmas de 5º ano fazem a leitura de dois livros da escritora Léia Cassol, denominados Um Dia Especial e Um Ano Especial. Os dois livros contam a história de dois personagens gaúchos, da mesma idade dos alunos do 5º ano. Eles vivem diversas aventuras em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Durante o ano, os alunos realizam duas saídas de campo, visitando diversos pontos turísticos da capital, fazendo relações com os pontos visitados e as histórias dos livros. No final do ano, encerrando o projeto, os alunos apresentam “as suas aventuras no 5º ano” em momento especial com os pais.

Veja também

Conheça os projetos em prática no CES.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2018 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS