Sondagem Diagnóstica de Prontidão

Sondagem Diagnóstica de Prontidão

O que é?

A Sondagem Diagnóstica de Prontidão é um processo que visa observar o andamento escolar quanto às aquisições e competências pré-acadêmicas desenvolvidas na idade pré-escolar.

São  utilizados instrumentos de sondagem para obter mais informações sobre  o conhecimento,  as competências, as habilidades e as aptidões do estudante antes de iniciar um novo ciclo de aprendizagem.

Por meio da Sondagem Diagnóstica de Prontidão é possível mapear os pontos de atenção, as potencialidades e as possibilidades de intervenção.

Quando é realizada?

Entre os meses de outubro e novembro do ano letivo corrente, o Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Espírito Santo realiza a Sondagem Diagnóstica de Prontidão com os alunos do Pré 2 da Educação Infantil que serão matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental I do CES no ano seguinte.

Os estudantes do Pré 2 do CES são atendidos em horários programados durante o turno de aula.

Já para os alunos novos, vindos de outras escolas de Educação Infantil, a sondagem diagnóstica de prontidão deve ser agendada (confira a relação de telefones no final da página), nas quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. 

Requisitos para o 1º ano do EF I

1. Para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental I, a criança deve completar 6 anos até 31 de março do ano letivo a ser matriculada, conforme a Resolução nº 5, de 17/12/2009, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

2. É pré-requisito para estudantes oriundos de outras instituições de ensino uma sondagem diagnóstica de prontidão, antes da matrícula, para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, contudo sem caráter seletivo, nem eliminatório.

3. No caso dos estudantes do Pré 2 do Colégio Espírito Santo, a sondagem diagnóstica de prontidão será realizada apenas com os indicados pela professora.

Telefones