Judocas do CES são medalhistas no Cergs

agosto 5, 2025

Cinco estudantes do Colégio Espírito Santo, que integram a Equipe Fusegi Canoas Judô, marcaram presença no pódio do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), realizado no dia 2 de agosto. Arthur Beatrici e as irmãs Anna Luísa Tyska Sperling e Anna Júlia Tyska Sperling conquistaram o primeiro lugar em suas categorias, enquanto Bernardo Andrade e Nícolas Andrade da Silva garantiram a segunda colocação. Com este aproveitamento, o CES finalizou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas entre as escolas participantes na modalidade.

O professor e sensei Henrique Granada destaca a importância da vivência esportiva que os atletas do CES tiveram no Cergs, que é a principal competição estudantil do Rio Grande do Sul. Organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), o evento deste ano conta com a participação de mais de 700 comitivas de cerca de 500 escolas públicas e privadas do Estado, reunindo mais de 4 mil jovens atletas com idades entre 11 e 17 anos, divididos em duas categorias de idade.

Trajetória de sucesso rumo ao mundial

O ouro no Cergs é a medalha mais recente na coleção da judoca Anna Júlia Tyska Sperling. Em sua trajetória de sucesso em 2025, ela se consagrou campeã no Campeonato Brasileiro, em junho, na Bahia. “Toda a caminhada foi muito importante, mas essa vitória (no brasileiro) foi a chave para que eu conseguisse a minha vaga direta para o campeonato mundial cadete (sub 18), que será disputado em Sofia, na Bulgária, de 27 a 30 de agosto”, conta.

Atual número 1 no ranking nacional na categoria cadete-63, Anna Júlia afirma que o desafio agora é se manter no topo da Confederação Brasileira de Judô (CBJ): “São atletas muito bons, que disputam o tempo todo. Então, estou cuidando para alinhar o físico, o técnico e o psicológico para que tudo esteja trabalhando bem para o tão esperado no campeonato mundial. Realmente, acredito que eu consigo e estou com uma expectativa bem alta”.

A mesma dedicação no esporte, que faz de Anna Júlia a única canoense a integrar a atual seleção brasileira de judô, ela aplica aos estudos, no Ensino Médio do CES. “O judô é o meu esporte favorito e faz parte da minha vida. E é sempre uma honra representar a minha escola, que foi onde eu comecei no judô, que sempre me apoiou muito e que nunca me deixou desistir dos estudos”, afirma.