CES atualiza planejamento de retorno das aulas

18 de maio de 2024

À medida que as águas recuam e as autoridades retiram os alertas de evacuação, as famílias abrigadas no Colégio Espírito Santo puderam voltar para suas casas, ou serem transferidas para outros locais de acolhimento. Este movimento de saída do CES permite a reorganização do Bloco 1 para as atividades educacionais. Por isso, a Direção do CES atualiza o planejamento de retorno gradual das aulas.

LIMPEZA: Nos dias 20, 21 e 22 de maio será feita a higienização do Ginásio de Esportes, onde estavam as famílias, e de todo o pátio do Bloco 1, que abrigou os animais de estimação.

ÁGUA: Contamos com a colaboração das famílias para o envio de água, em garrafinha(s), a fim de garantir o consumo individual.

HORÁRIO: Por força maior, o horário será reduzido para todos os níveis de ensino: o turno da manhã inicia às 7h30 e o turno da tarde encerra às 17h30, enquanto houver a limitação da disponibilidade do transporte público. O serviço do Pós-turno estará suspenso durante a vigência do horário reduzido.

PROFISSIONAIS: Além dos profissionais atingidos pelas inundações, é possível que educadores que moram em outras cidades da região metropolitana ainda encontrem dificuldade de deslocamento a Canoas. Por isso, será feito um remanejamento temporário dos professores disponíveis nesta fase inicial de retomada das atividades educacionais.

RETORNO GRADUAL: O retorno gradual das atividades educacionais do CES começa no dia 21 de maio (terça-feira) somente com as turmas do Berçário e Educação Infantil (até o Pré 2), inclusive com Turno Inverso para estes níveis.

RETORNO COMPLETO: O retorno dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio será no dia 23 de maio (quinta-feira). Nesta mesma data, o Turno Inverso passa a atender os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

RECUPERAÇÃO DE AULAS: A Direção do CES e as coordenações pedagógicas de cada segmento de ensino farão o planejamento para recuperação dos dias letivos perdidos durante a suspensão de aulas em decorrência da situação de calamidade em Canoas, de acordo com as orientações do Sinepe-RS. Tão logo o calendário esteja definido, esta programação será divulgada aos estudantes e responsáveis.