Comunicado sobre segurança no CES

16 de abril de 2023

O comunicado sobre segurança no CES está disponível em arquivo PDF.

Diante da grande repercussão nas redes sociais sobre ameaças de possíveis atos de violência em instituições de ensino, de modo geral, o Colégio Espírito Santo reitera, neste comunicado, todas as medidas de segurança já em prática na escola e disponíveis para consulta no site https://ces.g12.br/guia-seguranca, que são:

1. Oriente seu(sua) filho(filha) a manter-se dentro das dependências do Colégio Espírito Santo até a sua chegada.

2. Sempre se dirija ao Colégio Espírito Santo portando documento com foto para ter acesso.

3. Ao circular na escola, o visitante deve, obrigatoriamente, usar o crachá de identificação entregue na portaria.

4. Não repasse informações a terceiros sobre a rotina diária de seu(sua) filho(filha).

5. Oriente seu(sua) filho(filha) a não repassar informações a vendedores, pesquisadores e estranhos.

6. Evite o uso do celular nas imediações externas da escola para manter sua atenção.

7. Evite conversar com os profissionais da segurança externa para não lhes tirar a atenção.

8. Informe a segurança externa e portaria em caso de anormalidade nas imediações do Colégio Espírito Santo.

1. Ao estacionar no entorno do colégio, evite permanecer dentro do veículo.

2. Não estacione nos locais destinados aos veículos de transporte escolar, vaga reservada a pessoas com deficiência, espaços de garagem e no centro da via.

3. Realize o embarque e desembarque de maneira ágil, buscando manter mochila e materiais em local acessível para facilitar a entrada e saída do veículo.

4. Preferencialmente, a criança deve descer pela porta do veículo que estiver ao lado da calçada.

1. Os Responsáveis e os alunos devem respeitar o horário de entrada e de saída dos turnos pedagógicos para facilitar o bom desenvolvimento das atividades do estudante e evitar constrangimentos.

2. É vedada a presença de Responsáveis nos corredores e no pátio do Colégio Espírito Santo durante o período letivo.

1. Durante o período de aula não será permitida a saída de alunos sem a autorização do professor para ir à Biblioteca, Secretaria, Reprografia, laboratórios ou cantina; nem para fazer telefonema, entregar trabalho, pedir material emprestado etc.

2. Na troca de período, os alunos deverão permanecer na sala de aula, sendo que a saída sem autorização do professor do período implicará na perda da aula.

1. O Colégio Espírito Santo somente se responsabilizará pelos alunos enquanto estes estiverem em horário de aula, ou em atividades e saídas pedagógicas.

2. Por medida de segurança, não será aceita autorização de saída de alunos por telefone.

3. A saída antecipada só será permitida mediante autorização por escrito na agenda física ou eletrônica (aplicativo Conecta4edu).

4. Saídas antecipadas do Colégio Espírito Santo serão autorizadas até as 11h30 (turno manhã) e até as 17h (turno tarde), mediante:

  • Presença dos Pais/Responsáveis.
  • Solicitação prévia feita pelos Pais/Responsáveis, por escrito de próprio punho, ou pelo aplicativo Conecta4edu (respeitando os horários de recebimento em cada turno).

5. Só é permitida a saída do aluno com outra pessoa mediante autorização por escrito do Responsável e apresentação de documento de identificação com foto.

Neste mesmo link, foram acrescentados, em abril de 2023, os seguintes tópicos que já constavam no Guia Escolar CES (sendo ampliado o detalhamento do item G, este ano):

A escola possui câmeras de monitoramento dentro e fora das salas de aula em vista da segurança interna dos estudantes, professores e funcionários, sendo o acesso às imagens restrito aos setores responsáveis.

1. O Colégio Espírito Santo conta com os serviços de Portaria e de Segurança Externa das 7h às 20h30.

2. Em 2023, são três porteiros e cinco seguranças volantes (dois deles atuando das 7h às 19h e três das 11h30 às 20h30).

3. O serviço de segurança externa da escola age sistematicamente na vigilância e na identificação de quem precisa entrar no CES.

4. Faz parte da rotina diária o monitoramento de pessoas que circulam nos arredores da instituição.

5. Qualquer movimentação fora do usual é comunicada via rádio entre os profissionais de segurança externa e portarias.

6. Quando necessário, é feita a abordagem do indivíduo para esclarecimentos, ou acionada a Patrulha Escolar da Brigada Militar.

A segurança externa do CES é reforçada por rondas sistemáticas da Patrulha Escolar da Brigada Militar.

A partir de reuniões internas e de sugestões feitas pelas famílias nestas últimas semanas, a Direção do CES comunica que novas providências estão sendo tomadas para otimizar e reforçar a segurança. Algumas destas medidas, no entanto, necessitam tempo para a sua total implantação:

1. Identificação das pessoas que entram na escola com uso de crachá.

2. A partir de 18 de abril (terça-feira), o Portão Lateral do Bloco 1 (na rua Santa Terezinha) será desativado, permitindo a melhor distribuição da equipe de segurança externa nos demais portões (confira a atualização das Orientações de Saída).

3. O Serviço de Psicologia Escolar do CES está passando nas turmas para conversar com os estudantes e, assim, reduzir a ansiedade causada por informações sobre possíveis atos de violência compartilhadas em redes sociais.

4. Serão realizados treinamentos para funcionários e professores sobre rotinas de segurança na escola.

5. A equipe de segurança externa e porteiros farão cursos de qualificação.

6. Será contratado mais um porteiro para o Bloco 1.

7. Será priorizada a presença de porteiro ou segurança em todos os portões durante o horário de abertura.

8. Controle rigoroso da abertura e fechamento do portão do estacionamento dos professores e funcionários.

9. Será realizada uma palestra na escola sobre o tema segurança para os responsáveis.

10. Será implantado sistema, no Bloco 1, para o cadastramento com foto de todas as pessoas que ingressarem nos demais prédios.

11. Será implantado sistema de reconhecimento facial dos estudantes nas catracas dos Blocos 1 e 2.

12. Serão instalados novos pontos de iluminação na parte externa do CES.

O Colégio Espírito Santo reforça, em especial, o cuidado que tem na entrega personalizada dos alunos aos responsáveis por meio do chamamento por nome de cada estudante do Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Entendendo que a segurança é responsabilidade de todos, a Direção do CES conta com a parceria dos responsáveis dos estudantes nos seguintes pontos:

  • Providenciar o uniforme e supervisionar o uso do mesmo (conforme o tópico “Compromissos da Família”, no Guia Escolar).

 

  • É responsabilidade da família a revisão da mochila dos filhos, em casa, a fim de evitar que levem qualquer item que não faça parte do material escolar solicitado pelo CES.

 

  • A escola sugere a leitura do e-book “15 sinais de alerta que indicam risco de ataques público”, elaborado pela equipe @umamaepediatra, por meio de estudos realizados pela Drª. Mariele Rios, e disponível no site CES: arquivo PDF do e-book.

Sempre aberta ao diálogo com a comunidade escolar, a Direção do CES registra que não compreende a necessidade de criação de abaixo-assinado on-line para apresentação de demandas relativas à segurança, ou qualquer outro assunto que seja de interesse das famílias. A orientação é que seja agendado horário para tratar qualquer tema da escola em reunião.

Caso necessite notificar a escola sobre uma possível ameaça ou situação de perigo, favor utilizar o e-mail ces.responde@ces.g12.br. Os contatos oficiais para registro deste tipo de caso são:

  • Denúncias para a Polícia Civil: 197 e 181, além do WhatsApp (51) 98444-0606
  • Denúncias para o 15º Batalhão de Polícia Militar: (51) 3477-8833 e WhatsApp (51) 985856243
  • Canal de Denúncias do Ministério da Justiça e Segurança Pública: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura