Estudantes têm prática maker no projeto Luzes Inteligentes

27 de novembro de 2024

Não é porque o ano letivo de 2024 está terminando que acabaram as novidades para os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Espírito Santo. Nessa reta final de estudos, o professor Fábio Ruschel e a equipe de tecnologia educacional do CES estão promovendo uma aula “Mão na Massa”, com prática maker no projeto Luzes Inteligentes.

A atividade introduz conceitos básicos de eletrônica, programação e lógica, por meio da construção de um circuito eletrônico simples utilizando LEDs controlados por um potenciômetro. A proposta fomenta o interesse por Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, estimulando a curiosidade dos alunos em áreas de alta demanda no mercado de trabalho ao entenderem como a programação e a eletrônica se aplicam no mundo real.

Conceitos trabalhados

O conteúdo é apresentado pela equipe de tecnologia eduacional do CES, formada por Cristina Torres Felippin e Felipe Dias de Menezes. O projeto aborda os seguintes conceitos:

  • Eletrônica básica: Componentes como LEDs, resistores e potenciômetros.
  • Programação: Introdução a estruturas de controle (condições e loops).
  • Matemática aplicada: Leitura de valores analógicos e manipulação de dados para criar intervalos.
  • Trabalho em equipe: Colaboração para solucionar problemas durante a montagem e programação.

E a prática tem quatro pilares:

  1. Fomentar o interesse por STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática): estimulando a curiosidade dos alunos em áreas de alta demanda no mercado de trabalho.
  2. Integrar teoria e prática: os alunos veem como a programação e a eletrônica se aplicam no mundo real.
  3. Desenvolver habilidades do século XXI: pensamento crítico, criatividade e colaboração são exercitados durante o projeto.
  4. Promover a educação tecnológica: preparando os estudantes para lidar com tecnologias do dia a dia.